sábado, 29 de março de 2008

PSPE - Programa Prevenção e Saúde na Escola

Projeto Saúde Prevenção nas Escolas

“Trabalho preventivo implica em ação educativa”.

PROBLEMA
* Difundir no âmbito escolar a cultura de prevenção de forma integrada e sistematizada mediante a parceria da Educação e da Saúde.

JUSTIFICATIVA
* As 51 escolas estaduais situadas no Município de Belford Roxo apresentam um contexto diversificado no que se refere à vulnerabilidade dos casos identificados no levantamento de dados realizado em agosto de 2007. Foi observado, a partir do levantamento do Senso Escolar, o número de escolas que realizam o trabalho de prevenção assim como a realização de atividades sobre outros temas pertinentes à saúde . Todavia, faz-se necessário construir uma política de educação preventiva continuada, sistematizada e auxiliada pela Saúde e Educação. Visto que os profissionais da Saúde são habilitados e poderão capacitar com propriedade futuros agentes multiplicadores. Entretanto, é necessário ressaltar que os profissionais da Educação são interlocutores neste processo e possuem articulação didática imprescindível para a sistematização do trabalho.

OBJETIVO GERAL

* Desenvolver uma política de educação preventiva nas escolas estaduais situadas no município de Belford Roxo, através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Educação, Organização da Sociedade Civil e alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Sensibilizar e conscientizar professores, alunos e pais a cerca do trabalho preventivo através de capacitações nos pólos a serem definidos;

* Promover no âmbito escolar espaço para discussões horizontais e redefinições de atitudes a partir de um diagnóstico local desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Interno – GTI – formado por um professor, um aluno e um pai de aluno;

* Desenvolver ações produtivas que estejam diretamente ligadas à assistência e capacitação de agentes multiplicadores mediante a articulação do Plano de Ações e Metas do PSPE.

PÚBLICO ALVO
* Professor (preferencialmente do Ensino Médio)
* Alunos
* Pais
* Líderes comunitários
* NAPES
* Professores do Ensino Religioso
* Animador Cultural

Nenhum comentário: