Publicado no www.educacao.rj.gov.br
Nesta quarta-feira (27/08), o CE Sargento Wolff convida a comunidade para o projeto “O Folclore brasileiro: homenagem à cultura nordestina”. A turma 1002 preparou um “repente” e uma apresentação teatral de Morte e Vida Severina, enfocando a reforma agrária e latifúndio no Nordeste. A trajetória do Movimento Sem Terra será a pauta em destaque da turma 2001.
A música não poderia deixar de fazer parte da festa. Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, será o grande homenageado pela banda Sujeito Oculto, da turma 1004, prestigiando a abertura do projeto. Um show de forró, com alunos das turmas 1001 e 1003, completa as festividades.
O professor de História Adilson Santos Caetano fará ainda um passeio pela cultura brasileira, com as turmas 2002, 2003, 2004 e 2005, 3001, 3002 e 3003.
O Programa Escola Aberta também estará presente, com apresentações de maculelê, envolvendo estudantes da turma 1005, e de capoeira com os mestres Fábio e Lucas.
A programação também conta com literatura de cordel, com a professora Maria Julia, de Artes, e alunos das turmas 701 e 801. A professora Kátia Almeida de Souza, organizadora do projeto, fará uma homenagem ao estado da Bahia com coreografia de dança. Alice Mary, de Língua Portuguesa, vai levar mitos, cantigas de roda e lendas, tais como: a sereia Iara, a vitória-régia, o boitatá, o curupira, o Saci-Pererê, o lobisomem e a mãe d’ouro.
A comunidade presente vai poder saborear um bufê de comidas típicas nordestinas, além de uma saborosa feijoada preparada especialmente para o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário