1º Dia -
08h30min - Abertura
09h - Apresentação do PDE- Escola Gestão Escolar
- Definição, Importância, Dimensão, e o que representa o PDE para a Escola.
- Etapas do PDE: 1ª Etapa – Preparação; 2ª Etapa – Análise Situacional
11h – Instrumento 1: Perfil e Funcionamento da Escola
12h - Almoço
13h30min – Oficina 1
16h - Intervalo
16h15min - Apresentação dos Grupos
17h30min - Término das atividades
2º Dia -
08h - Instrumento 2: Análise dos Critérios de Eficácia Escolar
10h15min- Intervalo
10h30min - Etapas do Instrumento 2
12h - Almoço
13h30min - Oficina 2
16h15min - Intervalo
16h30min - Apresentação dos Grupos
17h30min - Término das atividades
3º Dia -
08h - Instrumento 3 - Avaliação Estratégica da Escola - Oficina 3
10h15min – Intervalo
10h30min – Apresentação dos Grupos
11h30min - Síntese da Auto-avaliação
12h - Almoço
13h30min - Oficina 4
16h15min - Intervalo
16h30min - Apresentação dos Grupos
17h30min - Término das atividades
4º Dia -
08h - 3ª Etapa - Visão Estratégica - Oficina 5
09h45min - Apresentação dos Grupos
10h15min - Intervalo
10h30min - Plano de Suporte Estratégico
12h – Almoço
13h30min - Oficina 6
16h15min- Intervalo
16h30min - Apresentação dos Grupos
17h30min - Término das atividades
5º. Dia -
08h - 4ª e 5ª Etapas - Execução, Monitoramento e Avaliação
10h - Plano de Ações Financiáveis
12h - Término das atividades.
17h30min - Término das atividades
4º Dia -
08h - 3ª Etapa - Visão Estratégica - Oficina 5
09h45min - Apresentação dos Grupos
10h15min - Intervalo
10h30min - Plano de Suporte Estratégico
12h – Almoço
13h30min - Oficina 6
16h15min- Intervalo
16h30min - Apresentação dos Grupos
17h30min - Término das atividades
5º. Dia -
08h - 4ª e 5ª Etapas - Execução, Monitoramento e Avaliação
10h - Plano de Ações Financiáveis
12h - Término das atividades.
2 comentários:
Estou acreditando intensamente na mudança de olhares e posturas com a implantação deste plano de desenvolvimento na Educação-PDE, pois o mesmo está surgindo em meio a tantas frustrações e modismos pedagógicos. Sabemos que seremos indagados quanto ao processo e sua eficácia;mas ao oportunizarmos uma Educação eficiente e alcançarmos uma significativa melhora nas avaliações de desempenho dos alunos ,estaremos então contribuindo para uma nova era em "Educação para todos" no Estado-RJ.Precisamos unir vontade e ação para efetivação do plano de desenvolvimento da Educação.
Olá Ana Paula.
O PDE (Programa de Desenvolvimento da Escola)foi constituído pelas "situações-limites" que Paulo Freire discorreu sobre a investigação. As "situações-limites" surgem através das contradições que envolvem temas e tarefas. "Situações limites" são realidades objetivas que provocam necessidades nos indivíduos de investigar a consciência que delas tenham. Por isto o PDE-ESCOLA, o "inédito viável" (apreendido no nível da "consciência real" ou efetiva), solução praticável, até então, despercebida. A estratégia como método afronta o imprevisto e o novo, tirando proveito dos erros. Será uma trajetória, agora consciente de si, que descobre e nos descobre diferentes. O pensamento pedagógico de hoje proporciona à educação a possibilidade de trabalhar a trama, cujos atores, professores, alunos, pais, mães, responsáveis, líderes comunitários e etc, possam visualizar na tela do PDE-ESCOLA e do processo educativo a exigência de entretecer interações e interdependências, sentidos, divergências e a necessidade de uma construção coletiva para perceber e entender a dimensão holística do processo educativo. Sim, Ana Paula, além de acreditar intensamente na mudança de olhares e posturas, urge efetuar a mudança e os nossos Orientadores de Gestão são os fios condutores dessa ação.
Aproveito para parabenizar os OG, em especial aos amigos Leonardo e a Lu(amiga de longa data). Sucessos para todos!
Postar um comentário