quinta-feira, 24 de abril de 2008

Programa de Gestão Escolar

O governador Sérgio Cabral e a secretária de Educação, Tereza Porto, anunciam, nesta sexta-feira (25/4), às 15h, a implantação do Programa Estadual de Gestão Escolar, no Palácio Guanabara.
O Gestão Escolar tem o objetivo de preparar diretores, diretores-adjuntos e orientadores pedagógicos das escolas estaduais para diagnosticar as carências dos alunos da rede estadual de ensino.
A elaboração e execução do programa ficará sob supervisão da Fundação Escola de Serviço Público (Fesp) em consórcio com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

O programa também pretende realizar formação para professores (com mais de três anos de docência) que desejam exercer cargos em gestão escolar e promover a participação da comunidade, com o intuito de obter informações que serão utilizadas na elaboração do diagnóstico da realidade das escolas para posterior produção de plano de ação para cada unidade de ensino.

Serão programados 10 (dez) eventos em locais estratégicos nas seguintes regiões: Metropolitana, Noroeste Fluminense, Norte Fluminense, Serrana, Baixadas Litorâneas, Médio Paraíba, Centro-Sul Fluminense e Costa Verde.

Em outra etapa, serão apresentadas as orientações para a elaboração de um pré-diagnóstico, por meio de atividades de campo. Estão programados ainda estudos individualizados, com leitura de material especializado.

Após a conclusão do curso presencial, os participantes realizarão atividades de campo, com a intervenção de Tutores (orientadores de gestão) para obter informações junto à comunidade escolar e elaborar o diagnóstico da realidade das escolas.

A Secretaria de Educação convocará, via internet, 170 professores que exercerão o papel de orientadores para que sirvam de multiplicadores do programa.

Ao final do curso, o diretor fará um diagnóstico da real situação de suas respectivas unidades, traçando um plano de ação para que se cumpram as metas estabelecidas de acordo com o planejamento estratégico da Secretaria de Educação.

Fonte: http://www.governo.rj.gov.br/noticias.asp?N=44530

Nenhum comentário: